Soltei-os!

Soltei-os! Tive de o fazer.

Desde que chegaram cá a casa, tem sido a alegria de todos: são bichinhos lindos, cheios de apetite e energia, que adoram comer e saltar e trepar pelas grades da gaiola, ás vezes parece até que dançam…e passam todo o dia a cantar! Por vezes lutam por um pedacinho de laranja ou couve que tanto adoram….tentam puxar pelas penas um do outro…mas no fundo dão-se bem! Muitas vezes vão para o terraço, onde vários pardais passam a visitá-los e aproveitar as cascas de sementes que eventualmente eles deitem para fora.

Eu adoro animais e sou particularmente atraída por pássaros. Qualquer pássaro. Fico, simplesmente, maravilhada! Todas as combinações de cores, cantos e estratégias para conseguir comida. Aqueles corpinhos pequeninos, em cima de patinhas fininhas, voando e saltitando…ariscos…são lindos! A árvore do meu vizinho quase entra já pela janela do escritório no primeiro andar…tanto que ele até sugeriu cortá-la. Nem pensar! Há um casal de rolas que todos os anos faz ninho num ramo tão próximo da janela que quase lhes posso tocar! E ficam desde o ninho a observar-me, muito serenas.  E o terraço da cozinha tem sempre um pratinho de arroz e iguarias para pardais, melros e qualquer outra espécie que por lá queira passar. E ficámos a observá-los a uma distância segura para que não se assustem connosco.

E depois estão elas: as nossas caturras. De crista no ar, sempre reclamando mais um pedacito do que seja que estivermos a comer…afinadas, saltitantes…mas presas! Todos os outros pássaros vêm cá ter em liberdade: ou para fazer ninho próximo ou para vir buscar comida…mas vão e vem, como querem, para onde querem. E as caturras? Confinadas a uma gaiola. Uma gaiola com espaço, com água e comidas variadas…mas uma gaiola. Vendo os pardais que as visitam chegar e partir…

Quando era pequenina, os meus pais ofereceram-me um periquito. Durou 13 anos. Eu tinha 3 quando ele chegou a casa, tinha 16 quando morreu. Entretanto teve várias namoradas, ia para a praia connosco, saia da gaiola quando obrigado e voltava para lá assim que o deixassem. Parecia feliz lá. Mas…e estas?

Soltei-as. Imagina-las a voar em liberdade, talvez por uma última vez, deixa-me com o coração apertado. Mas também me sinto egoísta nesta situação. Já arranjaria uma desculpa para os meus pais: eu sei que eles sentem o mesmo que eu. Então, abri-lhes as portinhas da gaiola…deixei-as perceber o que se passava, afastei-me. Elas espreitavam, receosas. Finalmente a cinzenta aventurou-se, sempre com a amarela a refilar com ela desde a segurança das grades. Mas a cinzenta saiu. Explorou o espaço, observou o que a rodeava…esperou uma hora, duas horas…e voltou para a gaiola.

Realmente, creio ter sido a opção previsível: são aves que nasceram e estão a crescer em cativeiro. Provavelmente não arranjariam comida, não estão no seu habitat natural. Mas não consigo deixar de ter este sentimento contraditório: a alegria de acordar todos os dias de manhã como canto delas, e a sensação que temos dois bichinhos presos para nosso contentamento; os momentos divertidos de quando elas interagem connosco, já nos identificando como membros da família, e os momentos que que vejo os outros pássaros voando em liberdade… Não esperava ter esta mescla de sentimentos, quando a minha mãe me ligou eufórica a contar que tinham comprado o “casal de caturras mais lindo” que já tinham visto…

P.S.: este post foi escrito com um qualquer acordo ortográfico, ou com uma mistura de vários! Nunca pensei ter de voltar a estudar gramática com 32 anos! Parvoíce pegada. Perdoo-me a mim mesma qualquer de erro ortográfico proveniente desta misturada que inventaram só para mostrar que fazem alguma coisa. Quietinhos estavam eles bem!

Deixe uma Resposta

